Design de Animação

 

Objetivo Geral


Tendo como base a missão e visão de sociedade da Faculdade Barros Melo Recife - UNIAESO, o Curso Superior de Tecnologia em Design em Animação, aproxima seu egresso de uma prática contemporânea de algo que engloba diversos contextos de criação e produção de animações para conteúdos didáticos e/ou artístico das áreas de comunicação visual, publicidade, jornalismo, cinematográfica e interface para jogos digitais. O objetivo central é formar tecnólogos, aptos a atuar, tanto na gestão quanto na operação do desenvolvimento de projetos de animação.

 

Objetivos Específicos


• Atender as demandas de mercado por profissionais com conhecimento e habilidade no manuseio, interpretação e gerenciamento de projetos no âmbito físico e digital;

• Desenvolver competências conceituais, estéticas e tecnológicas no universo da animação;


• Contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade através de projetos de design em animação que promovam a investigação e extensão na comunidade local;


• Formar profissionais focados nas tendências inovadoras do mercado em design de animação e comunicação visual com consciência crítica nas suas atividades projetuais;


• Oferecer condições favoráveis para que o aluno desenvolva habilidades diversas nas áreas que compõem o design de animação para a configuração de animações em: multimídia; instalações interativas em tempo real; apresentações científicas; entre outras no contexto da comunicação;


• Desenvolver aptidões as quais possibilite os alunos saberem gerenciar sua carreira profissional e empreendedora

 

Perfil do Egresso


Pretende-se,  formar profissionais capazes de entender e dar soluções que os diversos setores sociais e empresariais desejam. O nosso egresso poderá, então, constituir-se tanto um empreendedor na área de Design da animação, como um consultor de arte e audiovisual, atuando em empresas de qualquer natureza, sejam elas da esfera pública ou privada e mesmo organizações não-governamentais ou ainda, aquelas ligadas ao terceiro setor.

 

Para tanto, é imperioso que ele conheça a dimensão do curso pretendido, para compreender as complexas relações da arte e do audiovisual, as definições, os usos e as funções destes nas diversas manifestações artísticas e culturais, bem como nas mídias emergentes.

 

O curso tem como objetivos específicos formar profissionais dotados de um conjunto de conhecimento, habilidades e competências suficientes para entender a complexidade de problemas existentes nos segmentos da área artística e audiovisual, de forma a propor soluções que a sociedade e o mundo do trabalho requerem. conhecimento é saber; habilidade é fazer saber; e competência, saber fazer bem.

 

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação da Faculdade Barros Melo Recife (UNIAESO) deve se caracterizar por uma sólida formação humanística, capacidade de trabalhar em equipe e senso de oportunidade para a realização de produtos que atendam a demandas mercadológicas ou resultem de inquietações artísticas.

Em relação a sua atuação profissional deve ser capaz de atuar escrevendo roteiros, planejar produções, dominar diferentes técnicas de animação aplicadas.

 

Deve ainda possuir capacidade crítica para analisar e refletir sobre o campo do audiovisual com a complexidade que se espera de um profissional de nível superior, como também para projetar, planejar, criar, produzir e realiza animações para conteúdos didáticos e produções das áreas de comunicação visual, publicitária, jornalística e institucional; visualização científica; animações para cinema; animações para interfaces digitais; design artístico de apresentações multimídia; animação para jogos digitais de entretenimento e didáticos; animações para as instalações interativas, com intervenções em tempo real; e animação de conteúdo autoral. Coordena equipes técnicas na área. Realiza estudos de viabilidade técnica e econômica de produções de animação. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

 

O Egresso tem capacidade para atuar em: editoras, emissoras de TV, estúdios de cinema, produtoras de audiovisual publicitário e/ou corporativo, produtoras de conteúdo didático, produtoras de jogos digitais na área de animação, produtoras independentes, instituições de ensino.

 

Coordenadora


Profª. Ana Helena Soares Cavalcanti

 

Corpo Docente


Profª. Ana Helena Soares Cavalcanti

Prof. Andre Luiz Aquino de Almeida

Prof. Filipe Tavares Falcão Maciel

Profª. Gabriela Araujo Ferraz Oliveira

Profª. Lednara de Castro Silva

Profª. Lia Madureira Ferreira

Profª. Mayra Cristine de Melo Waquim

Profª. Milena de Lima Travassos

Prof. Othon Cesar Vasconcelos Silva